RECOMENDE!

sábado, março 11, 2006

ACABE COM A PRESUNÇÃO

Acabe com a Presunção
Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Uma pessoa presunçosa é aquela que acredita ser dona da verdade, estar sempre certa, ser a melhor em tudo. Um dos maiores defeitos de personalidade que existem é a presunção. As pessoas presunçosas não ouvem, só falam, pontificam, dogmatizam, dão ordens. Essas pessoas acreditam não precisar das outras pessoas, acham-se auto-suficientes, onipotentes. Pessoas presunçosas não têm amigos sinceros porque não são sinceras na amizade - elas acreditam não precisar de amigos, nem de parentes, nem de superiores, nem de subordinados, enfim, de ninguém.
Em visitas que tenho feito a inúmeras empresas no Brasil e no exterior, tenho encontrado pessoas extremamente presunçosas. Diretores, Gerentes, Chefes, cheios de presunção. Acreditam-se donos da verdade, donos do mercado, donos dos clientes. Todas as demais pessoas são consideradas incompetentes, ignorantes. Os clientes são considerados intolerantes, exigentes demais, impertinentes. E os funcionários considerados lentos, preguiçosos. Tenho verdadeira pena dessas pessoas que têm a presunção de ser mais do que os outros, saber e entender mais do que os outros, fazer mais do que os outros. Conheço empresários, diretores, chefes, gerentes e funcionários que têm a presunção de achar (e o que é pior dizer) que só eles trabalham. Consideram-se os maiores trabalhadores do mundo. Só eles dão duro, só eles dedicam-se completamente, só eles dão totalmente de si para a empresa. Quem muito fala que muito se doa é porque não sabe o que é doação. Quem muito fala que muito trabalha é porque não sabe o que é trabalhar de fato. Talvez possa mesmo ficar mais horas no local de trabalho, sem que isso signifique que realmente trabalhe mais, produza mais, traga melhores resultados à empresa e seus clientes.
O presunçoso, é antes de tudo um doente. Não se enxerga. Perdeu a noção do ridículo. Em clubes de serviço, associações, sociedades em geral, há sempre os presunçosos dizendo que só eles participam, só eles trabalham, só eles fazem. A presunção dessas pessoas afasta os que desejam colaborar. A presunção dessas pessoas impede a participação dos outros.
Nesta semana, gostaria que você fizesse um exame de consciência. Será que não estamos sendo presunçosos demais? Será que realmente somos tão bons e competentes como presumimos? Pense nisso. Boa semana. Sucesso!.

Nenhum comentário: