RECOMENDE!

sábado, setembro 23, 2006

O HOMEM E O PRÓXIMO - O REBE

O fundador do chassidismo, Rabi Yisrael Báal Shem Tov, ensinou que cada existência, evento ou fenômeno que a pessoa encontra deve servir de lição de vida e de como servir ao Criador.
Um aspecto da vida moderna é a prática de se adquirir seguros contra uma variedade de circunstâncias imprevisíveis. Quando a pessoa compra uma apólice de seguro, está, de fato, juntando-se a um grupo de pessoas que concordaram em ser responsáveis pelos infortúnios uns dos outros. Se alguém sofrer uma perda é compensado pelos fundos acumulados pelos prêmios pagos por todos. A lição a ser extraída é óbvia: se tal consenso pode ser conseguido com respeito a bens materiais, muito mais deveria ser aplicado aos nossos assuntos morais e espirituais.
Devemos todos nos considerar como partes de um fundo mútuo universal: se o nosso próximo tem uma necessidade, seja ela de alimento e abrigo, ou conhecimento e conselhos, mesmo se estiver do outro lado do mundo e nunca se ouviu seu nome ou o da cidade em que mora, é responsabilidade de cada um de nós satisfazer esta necessidade.

Nenhum comentário: