RECOMENDE!

segunda-feira, agosto 27, 2007

Um truque que você tem que saber

"Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."
Tiago 1.22
Nossa mente está sempre nos pregando peças. Por exemplo, nos olhamos no espelho e pensamos que o que vemos é a reprodução fiel da nossa imagem. Mas, de fato, se realmente pensarmos, veremos que não. No espelho, tudo o que está do lado esquerdo, na verdade, está no direito, e vice versa. Em outras palavras, estamos olhando para a nossa imagem invertida. Porém, não pensamos nisso quando estamos penteando o nosso cabelo ou, no caso das mulheres, quando estão se maquiando, não é?
Da mesma forma, a maneira como você observa algumas coisas na vida pode lhe dar uma idéia distorcida da realidade se você não parar para pensar seriamente nelas. Agora, imagine como isso pode afetar a sua habilidade de tomar decisões corretas...
Recentemente, me dei conta de um desses truques da mente, o qual eu chamo de "A Ilusão do Querer vs Fazer". Muitas vezes as pessoas pensam que querem uma coisa quando na verdade querem outra. Normalmente, acontece assim: Pergunte a uma pessoa se ela quer, por exemplo, ser rica, casar-se, ter um ótimo relacionamento, perder peso, ou ver seus filhos serem bem-sucedidos. Claro que a resposta será um sonoro "Sim!" Ela diz sim porque pensa que quer estas coisas.
Mas será que ela as quer mesmo? Agora, aqui está o truque: Não é o fato de você pensar que quer algo que mostra que você realmente quer. É o que você faz que mostra o que você realmente quer.
Um homem diz que quer ser rico, mas continua trabalhando das 9h às 5h num emprego que não lhe dá perspectivas de crescimento, e não faz nada para mudar suas finanças. Ele pensa que quer ser rico. Mas o que ele quer na verdade? Suas atitudes mostram que, na verdade, ele quer é continuar sendo pobre.
Uma esposa diz que quer paz em seu casamento, mas insiste em desrespeitar o seu marido e o critica sempre que tem uma chance. Ela pensa que quer paz. Mas o que ela realmente quer? Suas atitudes mostram que o que ela quer é guerra.
Está começando a entender? É o que você faz que mostra o que você quer. Quer saber o que você realmente quer? Olhe para o que você faz, e não para o que você deseja.
Se você descobrir que não está fazendo o que deveria, então saberá onde a mudança tem que começar: em suas atitudes.
Diga a si mesmo, em alta voz: "É o que eu faço que mostra o que eu quero." Eu iria terminar dizendo "pense nisso", mas isso significaria que eu mesmo não teria aprendido a lição...
Então, em vez disso, eu lhe digo: Vá e FAÇA alguma coisa em relação ao que você quer.
Por Renato Cardoso

Nenhum comentário: