RECOMENDE!

sexta-feira, janeiro 01, 2010

Feliz 2010!

.

Ano novo, vida nova, assim a grande maioria diz no despertar de um novo ano. Mas infelizmente poucos seguem a risca este propósito. O mais famoso deles é ‘emagrecer’ e já começa no dia mais tentador do ano. Festa, mesa regada com muita carne e aquelas que geralmente não comemos no decorrer do ano. Peru, tender, pernil e outras delícias. Fora os doces, um mais maravilhoso do que o outro. É difícil, daí o propósito passa para a próxima segunda-feira, a próxima semana, o próximo mês... Aí já se foi o objetivo.
.
Assim acontece com outras idealizações como mudar de emprego, sair de um relacionamento que já terminou, começar um curso que sempre sonhou ou fazer sua vida ter êxito. Muitas promessas são feitas nesta data, creio que quase todas são reais, pessoas querem realmente para de fumar, começar a correr ou apenas viver. Entretanto o comodismo é o primeiro obstáculo a ser vencido e também o primeiro problema. Confortável na situação que está, dificilmente o objetivo sustentará.
.
Para a Bíblia, principalmente para Salomão que escreveu, estas são promessas de tolos (Eclesiastes 5.1). Somente tolos dizem da boca pra fora, não podemos quer levar uma cruz da qual não agüentamos. Para isto ele diz: ”Pense bem antes de falar” (Ec 5.2), isto é, precisamos calcular qual será o peso da nossa promessa e quais serão suas implicações para a nossa vida. Assim, fazemos com que este objetivo firme duramente no nosso coração com fortes raízes, pois só assim este propósito suportará os fortes ventos das tempestades que virão.
.
A Bíblia nos apresenta estas palavras de Jesus:
.
25 Grandes multidões o acompanhavam, e ele, voltando-se, lhes disse: 26 Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. (Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada.) Lucas 14.25-33.
.
Jesus deixa claro a partir do vercículo 28 para aqueles que prometem mudar de vida e seguí-lo que é preciso saber qual será o preço a ser pago por esta promessa. Seu propósito é um contrato consigo mesmo em primeiro lugar seguido por outros envolvidos. Voltando a Eclesiates 5, Salomão diz que é melhor você não prometer do que prometer e não cumprir, como na parábola dos dois irmãos (Mateus 21.28-32), pois Deus não gosta de tolos que prometem e não cumprem.
.
A idéia não é parar de fazer os propósitos, pois são eles o combustível que alimenta as engrenagem da nossa vida. Sem eles perdemos os sonhos e junto, o sentido da nossa vida. A intenção é continuar com as promessas, todavia firmadas no solo do nosso coração e alimentadas com toda nossa energia.
.
Um Feliz ano novo cheio de promessas e principalmente com suas realizações.
.
Clodoaldo Clay Nunes.

Nenhum comentário: